Rio de Janeiro

Pedra do Telégrafo: como chegar, quando ir e o que levar

25

Pedra do Telégrafo é uma trilha que tem atraído muitos visitantes que desejam tirar aquela foto de arrepiar parecendo estar na beira do abismo e ainda desfrutar de mais um cenário deslumbrante do Rio de Janeiro.

Preparamos para você um guia sobre como chegar, quando ir e o que levar na Trilha da Pedra do Telégrafo.

Índice do Post da Pedra do Telégrafo.

Trilha da Pedra do Telégrafo - Visita do Morro do Telégrafo em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro

Visita do Morro do Telégrafo em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro

Nos últimos meses as redes sociais ficaram cheias de fotos de pessoas nas alturas. Pessoas se aventurando em poses audaciosas parecendo estar na beira do abismo. Estamos falando da Trilha da Pedra do Telégrafo localizada na Barra de Guaratiba, bairro da zona oeste do Rio faz parte de Parque Estadual da Pedra Branca.

Sobre a Trilha do Telégrafo

A Pedra do Telégrafo tem atraído uma grande quantidade de pessoas interessadas em tirar fotos um tanto diferente. As fotos tem dando um susto nos amigos das redes sociais fazendo-os acreditar que estavam correndo um grande risco na beira do abismo. Com poses inusitadas em uma paisagem simplesmente maravilhosa, o local tem atraído tanta gente que em alguns dias têm até fila de espera.

Trilha da Pedra do Telégrafo - A famosa foto na Pedra do Telégrafo

Visita do Morro do Telégrafo em Barra de Guaratiba, Zona Oeste do Rio de Janeiro

Segredo da Pedra do Telégrafo

O nome morro do telégrafo foi dado pelos moradores da região porque era habitado por uma estação militar de comunicação na segunda guerra mundial. Mas poucos sabem que a verdadeira pedra do telégrafo é a que possui a bandeira do Brasil. E a que ganhou a fama é a pedra do cavalo. Histórias a parte o que importa é a beleza que pode ser vista do alto do morro.

Pedra do Telégrafo na verdade é a Pedra do Cavalo.

Pedra do Telégrafo na verdade é a Pedra do Cavalo.

O Pôr do sol é mais uma maravilhosa atração do morro do telégrafo. Um pouco antes de chegar na pedra você vai encontrar um lugar com uma vista privilegiada da Restinga da Marambaia. É de tirar o fôlego!

Trilha da Pedra do Telégrafo - Sunset do Telégrafo com vista para Marambaia.

Sunset do Telégrafo com vista para Marambaia.

Trilha da Pedra do Telégrafo - Beleza de Barra de Guaratiba

Beleza de Barra de Guaratiba

Como chegar em Barra de Guaratiba

Trilha da Pedra do Telégrafo - Praia Grande, Barra de Guaratiba

Praia Grande, Barra de Guaratiba

De ônibus: Se você estiver vindo da Zona Oeste da cidade, pegue o ônibus 867 (Barra de Guaratiba x Campo Grande) que sai da Rodoviária de Campo Grande e solte no ponto final(praia de Guaratiba). Se você estiver vindo da Barra ou Zona Sul, uma opção é pegar o  BRT no Terminal Alvorada e seguir até a estação Ilha de Guaratiba. Do BRT será preciso transferir para outro o ônibus 867, que vai lhe deixar em Praia Grande, principal praia da região e parada terminal da linha 867. Clique aqui e consulte informações sobre o BRT do Rio de Janeiro.

De carro: Se você estiver vindo por Campo Grande ou Santa Cruz, siga em direção a Barra da Tijuca e entre em Barra de Guaratiba, siga até Praia Grande. Se você estiver vindo da Barra de Tijuca ou do Centro, pegue a Avenida das Américas e atravesse o Túnel da Grota Funda, após o Túnel entre em Barra de Guaratiba e siga até a Praia Grande. Clique aqui para ver o mapa do Barra Shopping até Praia Grande, Barra de Guaratiba.

Como chegar na Pedra do Telégrafo

Para chegar até a pedra do telégrafo é preciso subir uma trilha de 40 minutos (sem descanso), são 354 metros de altitude. A trilha é de dificuldade moderada, mas é íngreme e de tirar o fôlego. É possível ir sem guia, devido a movimentação atual você pode ir perguntando ao pessoal que encontrar no caminho, mas recomendamos ir em grupo.

A trilha tem início na escadaria da Igreja Nossa Senhora das Dores, em frente a Praia Grande, o local é conhecido como Caminho dos Pescadores.

Fique atento: Você pode pedir informação nos quiosques, pois não encontrará placas indicando a subida da trilha.

Trilha da Pedra do Telégrafo - Fique atento as setas nas escadarias, após a Igreja Nossa Senhora das Dores.

Fique atento as setas nas escadarias, após a Igreja Nossa Senhora das Dores.

Após passar a igreja você vai encontrar setas amarelas na escada não muito nítidas indicando o caminho e mais na frente começará a ver placas de madeira indicando o caminho para pedra do telégrafo e para as praias.

Trilha da Pedra do Telégrafo - Durante o trajeto, muitas marcações e placas. Mas é preciso cuidado para não se perder.

Durante o trajeto, muitas marcações e placas. Mas é preciso cuidado para não se perder.

Trilha da Pedra do Telégrafo - Placas em direção ao Morro do Telégrafo

Placas em direção ao Morro do Telégrafo

Após 40 minutos de uma caminhada intensa, você encontrará a placa “Pedra do  Telégrafo”, que indica que você chegou ao destino.

Trilha da Pedra do Telégrafo - Pedra do Telégrafo

Chegada à Pedra do Telégrafo

Trilha da Pedra do Telégrafo - A maravilhosa vista compensa todo esforço.

A maravilhosa vista compensa todo esforço.

Mas se você prefere não se arriscar tanto existem guias que cobram R$ 50,00 por pessoa para levar até a pedra e você os encontra facilmente no bairro ou na internet.

Quando ir na Pedra do Telégrafo

Devido a grande divulgação nas redes sociais o local tem ficado muito movimentado nos finais de semana chegando a uma espera de até 2 horas para conseguir tirar fotos. Se você tiver disponibilidade vá durante a semana.

Ir na parte da manhã é sempre mais aconselhável pelo clima ameno. Mas se você deseja ir a tarde para ver o lindo pôr do sol fique ligado no horário de volta para não pegar a trilha já no escuro. Lembre-se que fora do horário de verão escurece bem rápido e a mata é fechada.

O que levar para Pedra do Telégrafo

É essencial levar água e se quiser leve também um lanchinho básico para ajudar a recuperar as energias. Outro ponto importante é ir com um tênis adequado para trilhas, pois o local escorrega bastante. Preparamos um check-list para você, veja abaixo as nossas dicas do que levar para trilha.

  • Protetor solar e repelente
  • Boné ou chapéu
  • Óculos escuros
  • Se for muito cedo ou no final da tarde, levar lanterna de mão ou de cabeça – pequenas e com pilhas reservas
  • Lanches (doce e salgado)
  • Água no mínimo 1,5L (não existe nenhum lugar que venda água no caminho)
  • Caso o tempo feche, é bom levar capa de chuva
  • Um pequeno kit de primeiros socorros
  • Celular (para situações de emergência)
  • Câmeras pra registrar o passeio
  • Disposição e bom humor – isso é importante!

Inspire-se: Fotos na Pedra do Telégrafo

Onde ficar em Barra de Guaratiba

Através do sucesso alcançado pela “Pedra do Telégrafo”, a Barra de Guaratiba tem atraído muitos turistas e muitos tem ficado não só para visitar o famoso mirante, mas para curtir outras atrações da região como os clubes de stand up paddle, rapel (pedra da tartaruga), as praias selvagens (praia de búzios, praia do perigoso, praia do meio, praia funda e praia do inferno), e restaurantes de fruto do mar da região. Como a Barra de Guaratiba é uma região distante da  Zona  Sul e Centro do  Rio, sugerimos a você ficar pelo menos uma noite por lá, para que você possa curtir os demais atrativos do bairro oceânico. Para ajudar a você escolher uma hospedagem, fizemos um top 5 das melhores hospedagens na Barra de Guaratiba.

Top 5 – as melhores hospedagens próximas a Pedra do Telégrafo

1. Le Relais de Marambaia – essa é sem dúvidas a melhor hospedagem na Barra de Guaratiba. É um concorridíssimo hotel com vista espetacular para Restinga da Marambaia. Clique aqui para ver o valor da diária desse hotel.

2. Casa dos Franceses – essa é uma simpática casa muito bem elogiada pelos viajantes no Booking. Nos comentários, destaque para receptividade e o café da manhã. Clique aqui para ver o valor da diária desse hotel.

3. Casa Amarela – B&B – é um hostel bem simples e muito elogiado pelos viajantes no Booking. Nos comentários, destaque para terraço com super visual da Restinga da Marambaia. Clique aqui para ver o valor da diária desse hostel.

4. Banana Leaf Eco Hostel – é um hostel com piscina, cozinha e quartos com banheiro compartilhados. Nos comentários do Booking, os viajantes dizem que chegar lá não é fácil, mas que o esforço vale muito a pena, pois o hostel é como estar na casa de amigos. Clique aqui para ver o valor da diário desse hostel.

5. Pousada do Sérgio – era uma casa e foi adaptada para receber uma pousada. É uma pousada pequena e simples com apenas 8 quartos, alguns dos quartos possuem com vista para o mar. Clique aqui para o valor da diária dessa pousada.


Você vai na Pedra do Telégrafo? Conta pra gente nos comentários de onde você é! E para você que ficou na dúvida, deixe sua pergunta.

Veja mais fotos da Pedra do Telégrafo no nosso Instagram! www.instagram.com/kellyewallace_

Muitas trilhas, viagens e clicks! 

Compartilhe

Sobre o autor

25 Comentários

  1. Muito legal o post!!! Fui recentemente para lá e também fiz meu relato.
    O lugar tem uma vista muito bonita e espero que todos possam visitar sem degradar o ambiente.

    Abraços!!!

  2. Pingback: Ideias para o Dia dos Pais | Diário do Rio

  3. Gostaria de saber se vcs tem trilhas pra pedra do telegrafo saindo do Rio.
    Moro em outro Estado e estarei mo Rio na segunda quinzena de ago e quero separar um dia pra ir a barra de guaratiba
    Grata

    • Kelly & Wallace em

      Oie Katia, tudo bem? Nós não somos uma agência de Turismo. No post, a gente explica como faz a trilha. É bem tranquilo. Se você quiser ir com guia, no centrinho de Barra de Guaratiba você vai encontrar. Mas no post, explicamos como chega lá. Qualquer dúvida, só perguntar beleza?

    • Kelly & Wallace em

      Nádia, é preciso disposição, pois é uma trilha cansativa. Mas dá para levar criança sim. É preciso sempre muita atenção e cuidado.

  4. Eu vi algumas pichações pelas fotos postadas e se alguém for pra lá leve algum solvente e estopa pra limpar a pedra poque eu vou e com certeza vou levar!!!!!!!!!!!!

  5. Olá,
    só li o post hoje depois de já ter ido na pedra do telégrafo, também tenho um blog e o que prezo é a veracidade na hora de falar sobre algum lugar e vocês estão d e parabéns. Adorei o post e assino embaixo.
    Sucesso!!!!

    • Kelly & Wallace em

      Douglas, dá pra levar sim! Mas olha, mantenha a trilha limpa e leve um saco para seu cachorro. Depois volta aqui para contar pra gente como foi! Abraços

  6. Pingback: Pedra do Telégrafo: Onde se hospedar

  7. Pingback: Pedra do Telégrafo: Um lindo Nascer do Sol no Rio

Deixe seu comentário