Rio de Janeiro

3 lindas bibliotecas no centro do Rio – O que fazer no Rio de Janeiro

0

Bibliotecas no centro da cidade do Rio de Janeiro. Se você gosta de explorar todos os cantinhos da Cidade Maravilhosa, vai se surpreender com essas lindas bibliotecas da época do império bem no Centro do Rio de Janeiro. Cheias de história e com belas arquiteturas, vale a visita por esses pontos fora da rota turística que também possuem uma grande importância para nossa cidade.

Neste post, você vai conhecer as seguintes bibliotecas:

Real Gabinete Português de Leitura

O Real Gabinete Português de Leitura é o que pode ser chamado de “um verdadeiro achado”. É modesto por fora e pode até passar despercebido, mas por dentro é belíssimo, um paraíso para os amantes de livros. Uma joia, bem no Centro do Rio de Janeiro.

Real Gabinete Português de Leitura

Real Gabinete Português de Leitura

Em 1837 um grupo com 43 imigrantes de Portugal resolveu criar uma biblioteca para dar aos portugueses residentes no Brasil acesso as publicações de seu país. Somente em 1900 o Real Gabinete Português torna-se uma biblioteca aberta ao público em geral.

O Real Gabinete Português possui o estilo neo manuelino e está na lista das 20 bibliotecas mais bonitas do mundo, possui um acervo de 350 mil obras, entre elas está a primeira edição de Os Lusíadas (1572) de Luís de Camões. É o maior acervo de obras Lusitanas fora de Portugal.

Se você ainda não conhece o Real Gabinete saiba que vale a pena fazer uma visitinha. A biblioteca não é grande, mas impressiona pela beleza, a organização, o contraste que as cores dos livros criam nas prateleiras, o vitral no teto. Um lugar incrível!

A visitação é gratuita, tendo apenas que assinar o livro de visitas na entrada. Não é permitido retirar livros das prateleiras; somente sócios têm acesso a livros e que sejam posteriores a 1950.

  • Dias e horários de funcionamento:  Segunda a Sexta  de 09h às 18h.
  • Valor do ingresso: Gratuito
  • Como chegar: Rua Luís de Camões, 30 – Centro – Rio de Janeiro – RJ. [ver no Google Maps]
  • Entre em contato:  www.realgabinete.com.br ou (21) 2221-3138

Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional possui um acervo de aproximadamente 9 milhões de itens e foi considerada pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como uma das principais Bibliotecas do mundo. E é a maior Biblioteca da América Latina.

Uma bela herança da época do Império, a Biblioteca Nacional possui uma imponente arquitetura, vitrais no teto e salas de leitura. Está localizada em frente a famosa praça da Cinelândia e por isso é possível combinar a ida a Biblioteca, com mais duas belezas históricas do Centro do Rio de Janeiro, o Museu de Belas Artes e o Teatro Municipal.

  • Dias e horários de funcionamento:  Segunda a Sexta  de 10h às 17h.
  • Valor do ingresso: Gratuito
  • Como chegar:  Av. Rio Branco, 219 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. [ver no Google Maps]
  • Entre em contato:  www.bn.gov.br ou (21) 2220-3040

Biblioteca Parque

A Biblioteca Parque Estadual reabriu em 2014, após 4 anos de reforma e ficou muito moderna e descolada. Um bela arquitetura, ampla, iluminada, com puffs, mesas para estudos, computadores, televisões, auditório, estúdio para gravação e um acervo de mais de 250 mil itens. Realmente um lugar convidativo e aconchegante.

Biblioteca Parque

Biblioteca Parque

Infelizmente devido a crise do Rio de Janeiro a Biblioteca Parque está fechada, mas esperamos que seja reaberta logo, pois ela ficou muito bonita e o povo merece usufruir.

  • Dias e horários de funcionamento:  Terça a Sábado  de 11h às 19h.
  • Valor do ingresso: Gratuito
  • Como chegar:  Av. Pres. Vargas, 1261 – Centro, Rio de Janeiro – RJ. [ver no Google Maps]
  • Entre em contato:  www.bibliotecasparque.rj.gov.br ou (21) 3171-7505

Resolvemos incluir a livraria abaixo na lista por estar em um prédio que fez parte da história do Rio de Janeiro e porque se você é um amante dos livros com certeza vai adorar conhecê-la.

Livraria Cultura

Após anos de abandono o prédio do antigo Cine Vitória, uma sala de cinema da década de 40 na Cinelândia – Centro do Rio de Janeiro, foi adquirido pela Livraria Cultura, que começou suas operações em 2012.

A Livraria é super organizada, bem cuidada; é uma delícia ir subindo por suas rampas que formam um caracol e ir apreciando os livros calmamente. Em cada andar você encontra poltronas e funcionários para te ajudar em caso de dúvidas. No último andar você encontra um café e no primeiro um teatro, Eva Herz.

  • Dias e horários de funcionamento:  Segunda a Sábado  de 09h às 21h.
  • Valor do ingresso: Entrada gratuita
  • Como chegar:  Rua Senador Dantas, 45 – Centro – Rio de Janeiro – RJ. [ver no Google Maps]
  • Entre em contato:  www.livrariacultura.com.br ou (21) 3916-2600

Passeie, viaje, click e conte-nos como foi. 

Compartilhe

Sobre o autor

Deixe seu comentário